Impressora Sublimatica. O Segredo que Ninguém Quer Revelar
Televendas (51) 3496-3555
Você está aqui >Home / SUBLIMAÇÃO /

SAIBA QUAL É O SEGREDO NÃO REVELADO SOBRE A IMPRESSORA SUBLIMATICA

NESTE ARTIGO VOCÊ VAI SABER O QUE É IMPRESSORA SUBLIMATICA E PORQUE OS LOJISTAS NÃO DIZEM A VERDADE ANTES DE VENDER.

A Impressora Sublimática é uma impressora especial com características exclusivas para sublimação? Não!! Isso não é uma verdade absoluta, mas papo de alguns vendedores na hora de vender o produto.

Existe sim certas características especificas que você deve observar para que uma impressora seja própria para sublimação e no decorrer deste artigo eu vou revelar isso tudo para você.

Por enquanto na primeira coisa que você tem que saber sobre a Impressora Sublimática é que ela é uma “impressora jato de tinta  comum de uso genérico.” Isso mesmo que você leu! Uma impressora para sublimação não precisa de nenhuma funcionalidade sublimática especial.

O único pré-requisito é que ela seja uma impressora jato de tinta e que tenha um bulk ink instalado ou seja da linha ecotank da Epson e mais adiante você saberá o porque.

Certo Julio, mas então o que a torna uma impressora sublimática? Isso é o que vou começar a desvendar para você e a partir de agora, então continue esta leitura porque você vai saber:

Muitas pessoas possuem duvidas sobre esta questão, então nos ajude a repassar esta informação para que seus amigos e conhecidos também saibam. Compartilhe:

O PRINCIPAL COMPONENTE QUE TORNA UMA IMPRESSORA SUBLIMATICA

Caracteristicas da Impressora Sublimatica

Como você já leu anteriormente as impressoras que o pessoal chama por ai de impressora sublimática, nada mais é do que uma impressora normal, a diferença principal entre uma que você vai usar no processo de sublimação e uma que você vai usar no escritório, por exemplo, é a tinta.

Para que a sublimação ocorra é necessário que você use tinta sublimática, enquanto para imprimir documentos de escritório, imagens normais e fotografias você utiliza a tinta corante ou pigmentada.

Basicamente esta é a diferença, você vai colocar tinta sublimatica na sua impressora.

E para usar tinta sublimatica você tem que procurar um tipo de impressora com uma característica especial que permite fazer o uso desta tinta, já que não existem cartuchos originais de fábrica com tinta sublimática e vamos tratar isso nos próximos tópicos.

QUAL TIPO DE IMPRESSORA É MAIS ADEQUADA

iMPRESSORA JATO DE TINTA

O tipo mais adequado de impressora para sublimação são as Jato de Tinta, isso porque as impressoras a laser utilizam tonner que é uma espécie de pó que não funcionam para sublimação

Embora eu já tenha visto pessoas utilizarem marcas diversas de impressoras jato de tinta, tome cuidado caso você for utilizar a marca que não seja a popularmente mais usada e recomendada, porque existe grande chance de você ter problemas com entupimento da cabeça de impressão e vamos falar sobre isso nos tópicos seguintes.

CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL DE UMA IMPRESSORA SUBLIMATICA

bulk-ink

Você deve ter ou já teve em sua casa ou escritório uma impressora jato de tinta com aqueles cartuchos  que a cada vez que a impressora avisava, você corria para a loja comprar um novo para substituir. Lembra disso?

Depois vieram os cartuchos compatíveis e que podiam ser recarregados, tornando o consumo um pouco mais barato. Mesmo assim se você parar para analizar, o custo do ml destas tintas ainda é  caríssimo.

Se você pegar por exemplo um cartucho de tinta original Epson que pode custar em média 35,00 dependendo o modelo, e tem aproximadamente 5 ml de tinta, você esta pagando por a quantia irrisória de 7.000,00 reais por um litro (1.000 ml) de tinta.

Graças a tecnologia e os chineses, apareceram no mercado os famosos Bulk Inks, que nada mais são do que tanques externos que são adaptados nas impressoras jato de tinta e levam a tinta até os cartuchos, revolucionando este mercado e também possibilitando o processo de sublimação já que não existem cartuchos com tinta sublimática e se existissem seriam muito caros também.

E para a alegria dos profissionais de sublimação, já faz algum tempo que a Epson lançou os modelos da linha "L" Eco Tank que já possuem o tanque de tinta original de fabrica, eliminando a necessidade de adaptar o bulk-ink.

Então, uma impressora para o processo de sublimação além de ser uma impressora jato de tinta, ela deve possuir um sistema de bulk ink instalado para que você possa recarregá-lo constantemente com tinta sublimática.

QUAL É A MARCA E O MODELO MAIS INDICADO PARA SUBLIMAÇÃO

IMPRESSORA EPSOM L355

Apesar de existirem diversas marcas de impressoras jato de tinta disponíveis no mercado, a marca mais recomendada é a Epson Linha "L" Eco Tank.

As Impressoras da Epson não possuem a cabeça de impressão no cartucho, tem a exclusiva tecnologia MicroPiezo com a gotícula mínima da tinta de 3 picolitros,  o que favorece o uso da tinta sublimática.

Impressoras como a HP por exemplo,  que possuem a cabeça de impressão no cartucho não são propícias porque ela esquenta e aumenta muito a probabilidade de entupimentos.

Como o processo de sublimação exige alta temperatura para que a tinta se torne um vapor e migre do papel para o produto, a caloria na cabeça de impressão não é recomendada.

Até bem pouco tempo a prática mais usada era comprar uma impressora Epson e levar até uma casa especializada em instalação de bulk Inks e por 250,00 em média você tinha sua impressora pronta para sublimação, entretanto estas adaptações também tem os seus problemas como:

  • Acumula ar nas mangueiras,
  • Os chips dos cartuchos recarregáveis que substituem os cartuchos originais queimam e precisam ser trocados,
  • De tempos em tempos você precisa resetar os cartuchos para que a impressora continue imprimindo entre outros.

Felizmente a Epson entrou no mercado com a Linha “L” que já vem de fábrica com o Eco Tank  e sem adaptações, é só carregar a tinta e começar a imprimir.

Os modelos mais recomendados para usar com tinta sublimática, que já estão no mercado  são "L120"  "L210" , " L220",  "L355", "L365", "L375" , "L380", "L395" e "L1300" que utilizam tecnologia exclusiva EPSON Micropiezo, sua cabeça de impressão possui poros maiores com redução do risco de entupimento.

Alguns destes modelos citados já estão fora de linha, apesar de ainda serem encontrados a venda no mercado.

OS MODELOS EM LINHA ATUALMENTE SÃO:


Impressora Epson Eco Tank L120

A Impressora L120 é somente impressora, com o inconveniente de não possuir a bandeja retrátil que apóia o papel na saída da impressão.
  • Baixíssimo custo de impressão
  • Até 2.000 páginas em preto
  • Até 3.500 Páginas coloridas

Impressora Epson Eco Tank L380

A L380 alé, de impressora também é multifuncional e bem compacta.
  • Baixíssimo custo de impressão
  • Até 4.500 páginas em preto
  • Até 7.000 Páginas coloridas

Impressora Epson Eco Tank L395

A L395 além de impressora também é multifuncional e possui WFI, para instalar na rede sem fio da sua casa e eliminar as conexões usb de cabos.
  • Baixíssimo custo de impressão
  • Até 4.500 páginas em preto
  • Até 7.000 Páginas coloridas

Impressora Epson Eco Tank L1300

A L1300 é o modelo com alta versatilidade de impressão em variados de tipos e gramaturas de papéis e em até tamanho A3+
  • Baixíssimo custo de impressão
  • Impressão borda a borda desde o tamanho 10x15 até A3+
  • Duas cabeças de impressão em preto
  • Mais velocidade e autonomia de impressão
  • Até 7.100 páginas em preto
  • Até 5.700 Páginas coloridas

RESUMINDO

O Fato de alguns Lojistas ocultarem isso e verderem a impressora como sendo especiais para sublimação, é para poderem cobrar mais caro.

Não existe impressora sublimática!

Existe Impressora Jato de Tinta que são as ideais para sublimação.

Para o processo de sublimação você vai precisar  adquirir então uma impressora Jato de Tinta, preferencialmente da marca Epson e da Linha Eco tank.

Não esqueça também que estas impressoras já vem de fábrica com um kit de tinta original da Epson, lacrado dentro da caixa e você não vai utilizar esta tinta.

Você vai guardá-la, comprar um kit de tinta sublimática para colocar no Eco Tank que vem vazio.

Se um dia não for mais utilizar a impressora para sublimação,  você deve levar em uma casa especializada para fazer a limpeza antes de trocar de tinta porque as tintas  não se misturam.

Gostou do Artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas como você também aproveitem este conteúdo.

Compartilhe este artigo