Transfer Laser e Sublimação: Entenda as diferenças e por onde começar...
Televendas (51) 3496-3555
Home / SUBLIMAÇÃO /

TRANSFER LASER X SUBLIMAÇÃO: ENTENDA AS DIFERENÇAS E SAIBA ESCOLHER QUAL SERÁ O MELHOR PARA VOCÊ INICIAR

novembro 6, 2016 @ 9:29 pm
by Julio
PARA TOMAR A DECISÃO CERTA NO MOMENTO DE ESCOLHER OS PRODUTOS E O MERCADO EM QUE VAI ATUAR, VOCÊ PRECISA ENTENDER ALGUMAS DIFEREÇAS ENTRE OS PROCESSOS DE PERSONALIZAÇÃO
Diferenças entre Transfer Laser e Sublimação

Existem muitas dúvidas quando se fala em transfer laser, principalmente pelas pessoas que estão tendo o seu primeiro contato com informações sobre personalização de produtos e ainda não sabem praticamente nada.

Uma confusão muito grande se forma em suas cabeças porque a palavra “transfer” genericamente é adotada em todas as técnicas, afinal as imagens são transferidas do papel para o produto.

E existe uma chance muito grande de você que está lendo este artigo agora, ainda não ter os fatos bem definidos em sua mente.

O que você precisa  para esclarecer e não deixar sombra de dúvidas sobre este assunto é parar de generalizar as coisas como transfer e começar a entender as coisas a partir do processo de transferência e os tipos de produtos.

Continue lendo este artigo porque você vai entender que cada produto possui especificamente uma técnica para aplicar a personalização e elas se dividem assim:

Aproveite para compartilhar estas informações com as pessoas de suas redes sociais e nos ajude a tirar as dúvidas de mais pessoas.

É o processo onde a tinta se transforma do estado sólido para o estado gasoso e o gás entranha e se funde ao objeto no processo de prensagem térmica.

Os produtos que você poderá personalizar com este processo devem ter a sua superfície preparada com resina de poliéster para receber a impressão, um produto qualquer que você colocar na prensa não vai estampar se ele não estiver preparado com a superfície resinada.

Entretanto existem algumas exceções, que são os casos de tecidos a base de poliéster, os polímeros plásticos de poliéster e alguns produtos injetados em pet que já são sublimáticos e não são resinados, o que não é o caso dos acrílicos, por exemplo.

Materiais que podem receber sublimação:

Tecidos e camisetas a base de poliéster ( Algodão não sublima ), Canecas de cerâmica, Canecas de Vidro, Canecas de alumínio, canecas de polímero, azulejos, placas de vidro, mouse pads, capas de celular, chaveiros, etc...

Enfim, existe uma vasta gama de produtos sublimáticos ( com a superfície tratada com resina, ou a base de poliéster ) e a cada dia novos produtos são desenvolvidos por que o mercado está em expansão.

Outro detalhe relevante para saber  quando você se perguntar:

Tal produto pode sublimar ou fazer nesta máquina?

É o fato que a sublimação necessita de um determinado tempo de exposição a pelo menos 180º Celsius, então pense se o produto em questão aguentaria esta exposição sem deformar ou queimar.

Equipamentos e insumos necessários para aplicação deste processo:

Prensa Tèrmica Cilindrica
Prensa Tèrmica Plana
Impressora Jato de Tinta
OBM
Papel Sublimático
Tinta Sublimática
As camisetas são um caso a parte e possuem formas diferentes de personalizar, se você quer saber mais sobre este assunto preparei um manual com as 3 técnicas mais utilizadas e você pode fazer o DOWNLOAD GRATUITAMENTE AQUI.

O processo que chamamos de transfer difere da sublimação pelo fato que a tinta não irá se fundir ao produto e sim será aplicada sobre a superfície, como se fosse um decalque.

Existe o processo de transfer para camisetas que você poderá ver em detalhes no manual disponibilizado para download acima e o processo com toner de impressora laser.

O processo que chamamos de “Transfer Laser” é indicado para materiais rígidos e é deste processo que falaremos agora.

O componente chave para o processo de Transfer Laser   é o toner ... Toner é essencialmente uma tinta, mas é singularmente diferente do tipo de tinta (ou pelo menos o processo de impressão) utilizada em uma impressora jato de tinta. 

O toner é feito de pó de carbono, óxido de ferro, e de açúcar, mas quando é impresso, é fundido a calor para a superfície de um papel com um pouco de polímero (plástico). 

É por isso que uma impressão com toner feito em uma copiadora de xerox ou impressora laser está quente quando a impressão termina.

E quando utilizamos para esta impressão um papel especial para o processo de transfer, podemos ao aplicar pressão e calor, fazer com que este toner solte do papel e fixe sobre a superfície do produto.

Materiais que podem receber o processo de Transfer Laser:

Acrílicos em geral como réguas, copos long drink, canecas de chopp, materiais em plástico polipropileno tratados com promotor de aderência, polímeros, papel, madeira, etc...

Equipamentos e insumos necessários para aplicação deste processo:

Prensa Transfer Jr.
Prensa Transfer Plus.
Prensa Transfer Giro.
Papel Transfer Rigido
impressora-hp-laser-jet-pro-cp1025colorida
Impressora Laser

A maior confusão para as pessoas que nos procuram quando estão pesquisando é sobre os equipamentos, pensando que podem fazer tudo com o mesmo processo.

Pense de forma simples e divida as coisas em sua mente em dois processos distintos:

SUBLIMAÇÃO E TRANSFER

Sublimação precisa de uma um tipo de impressora, papel, tinta e se aplica  para determinados produtos.

Camisetas é um caso à parte porque pode ser personalizada de 3 formas diferentes e utiliza nos processos dois tipos de tinta, mais informações aqui.

Transfer precisa de outro tipo de impressora, papel, usa toner e se aplica a outros tipos de produtos.

Logo se você quer diversificar para todos os materiais, você precisará investir em prensas térmicas e impressoras diferentes.

A dica para quem está começando pequeno é estudar os mercados e escolher um segmento e a medida que você estiver aplicando corretamente o processo, seu negócio estiver funcionando e gerando lucros, então poderá partir para outros processos e novos investimentos.

Share this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *