Transfer Laser e Sublimação: Entenda as diferenças e por onde começar...
Televendas (51) 3496-3555
Você está aqui >Home / SUBLIMAÇÃO /

TRANSFER LASER X SUBLIMAÇÃO: ENTENDA AS DIFERENÇAS E SAIBA ESCOLHER QUAL SERÁ O MELHOR PARA VOCÊ INICIAR

PARA TOMAR A DECISÃO CERTA NO MOMENTO DE ESCOLHER OS PRODUTOS E O MERCADO EM QUE VAI ATUAR, VOCÊ PRECISA ENTENDER ALGUMAS DIFEREÇAS ENTRE OS PROCESSOS DE PERSONALIZAÇÃO E AS POSSIBILIDADES COM CADA UM DELES
Montar um Negócio de personalização de produtos pode ser fácil, mas para as coisas ficarem claras na sua mente, tem alguma informações que você precisa aprender primeiro:

O que é sublimação de Foto Produtos e Transfer de Impressão Laser, entender as suas principais diferenças e possibilidades de aplicações.

Diferenças entre Transfer Laser e Sublimação

A sublimação e o transfer de impressão laser, são os métodos mais eficazes, simples e baratos para criação de uma gama de produtos personalizados e que estão em evidência nos mais diversos nichos de mercado.

Conhecer a fundo os detalhes dos processo de personalização que você vai utilizar e estar constantemente se atualizando é essencial para se tornar um profissional e esta é a diferença entre os que prosperam e os que ficam para trás neste mercado.

Nos diversos materiais de aprendizado da Sulblimaq, você vai obter este conhecimento e eu vou te guiar pelo processo, ajudá-lo a escolher seus equipamento e colocá-los para funcionar, para que você possa começar a GANHAR DINHEIRO o mais rápido possível.

Existem muitas dúvidas quando se fala em transfer laser, principalmente pelas pessoas que estão tendo o seu primeiro contato com informações sobre personalização de produtos e ainda não sabem praticamente nada.

Uma confusão muito grande se forma em suas cabeças porque a palavra “transfer” genericamente é adotada em todas as técnicas, afinal as imagens são transferidas do papel para o produto.

E existe uma chance muito grande de você que está lendo este artigo agora, ainda não ter os fatos bem definidos em sua mente.

O que você precisa  para esclarecer e não deixar sombra de dúvidas sobre este assunto é parar de generalizar as coisas como transfer e começar a entender as coisas a partir do processo de transferência e os tipos de produtos.

Continue lendo este artigo porque você vai entender que cada produto possui especificamente uma técnica para aplicar a personalização e elas se dividem assim:



Introdução ao processo de personalização por Sublimação e Transfer de Impressão Laser

Como eu já disse anteriormente, a Sublimação e o Transfer laser são processos de personalização que permitem a reprodução de imagens coloridas em diversos artigos, de forma simples e rápida, barata e muito eficaz.

De outra forma, para a reprodução de imagens sobre os mesmos tipos de ítens seria muito complexa e trabalhosa, com intensivos processos e dependendo do tipo de imagem desejado, nem teria como personalizar.

Muitas tecnologias de impressão não possuem um custo atrativo quando são envolvidas em pequenas quantidades, devido ao tempo de preparação e os equipamentos envolvidos no processo de produção.

Já a personalização por sublimação e transfer de impressão laser é barata, rápida na configuração e produção, tornando-se a escolha ideal para criar produtos personalizados, desde uma peça até a produção em massa, abrangendo uma variedade de produtos e nichos de mercado.

E o que torna todo este processo tão atrativo, ao ponto de qualquer pessoa ter condições de começar um negócio em casa, é o BAIXO CUSTO de investimento inicial e a SIMPLICIDADE do processo, baseado em 3 Etapas.

Sublimação é o processo onde a tinta passa do estado sólido para o estado gasoso, penetra nos poros do substrato que se abrem com a temperatura e  "ancora" ao objeto no processo de prensagem térmica.

Os produtos que você poderá personalizar com este processo devem ter a sua superfície preparada com resina de poliéster para receber a impressão, um produto qualquer que você colocar na prensa não vai estampar se ele não estiver preparado com a superfície resinada.

Entretanto existem algumas exceções, que são os casos de tecidos a base de poliéster, os polímeros plásticos de poliéster e alguns produtos injetados em pet que já são sublimáticos e não são resinados, o que não é o caso dos acrílicos, por exemplo.

Materiais que podem receber sublimação:

Tecidos e camisetas a base de poliéster ( Algodão não sublima ), Canecas de cerâmica, Canecas de Vidro, Canecas de alumínio, canecas de polímero, azulejos, placas de vidro, mouse pads, capas de celular, chaveiros, etc...

Enfim, existe uma vasta gama de produtos sublimáticos ( com a superfície tratada com resina, ou a base de poliéster ) e a cada dia novos produtos são desenvolvidos por que o mercado está em expansão.

Equipamentos e Insumos necessários para montar um sistema de sublimação

Prensa de Canecas

Prensa Combo 8x1

Prensa Plana

Impressora Jato de Tinta

Papel Transfer

OBM

Papel Sublimático

Tinta Sublimática

As camisetas são um caso a parte e possuem formas diferentes de personalizar, se você quer saber mais sobre este assunto preparei um manual com as 3 técnicas mais utilizadas e você pode fazer o DOWNLOAD GRATUITAMENTE AQUI.

O processo que chamamos de transfer de impressão laser difere da sublimação pelo fato que a tinta não irá penetrar nos poros do produto e sim será fundida sobre a superfície, como se fosse um decalque.

Existe o processo de transfer para camisetas que você poderá ver em detalhes no manual disponibilizado para download acima.

O processo que chamamos de “Transfer de Impressão Laser” é indicado para materiais rígidos e é deste processo que falaremos agora.

O componente chave para o processo de Transfer Laser   é o toner ... Toner é essencialmente uma tinta, mas é singularmente diferente do tipo de tinta (ou pelo menos o processo de impressão) utilizada em uma impressora jato de tinta. 

O toner é feito de pó de carbono, óxido de ferro, e de açúcar, mas quando é impresso, é fundido a calor para a superfície de um papel com uma fina camada de poliéster (plástico). 

É por isso que uma impressão com toner feito em uma copiadora de xerox ou impressora laser está quente quando a impressão termina.

E quando utilizamos para esta impressão um papel especial para o processo de transfer, podemos ao aplicar pressão e calor, fazer com que este toner solte do papel e fixe sobre a superfície do produto.

Materiais que podem receber o processo de Transfer Laser:

Existem uma infinidade de produtos que podem ser personalizados com esta técnica, entretanto, aplicar transfer giro 360 em produtos cilindricos como copos long drink, canecas de choppe taças de acrilico é o mais utilizado.

Apesar disso, produtos como réguas e materiais em plástico polipropileno tratados com promotor de aderência, papel, madeira, etc... Também podem ser personalizados com Transfer Laser.

Equipamentos e insumos necessários para aplicação deste processo:

Prensa Transfer Jr.

Prensa Transfer PLUS.

Prensa Transfer Giro.

Papel Transfer Rigido

Impressora Laser

A maior confusão para as pessoas que nos procuram quando estão pesquisando é sobre os equipamentos, pensando que podem fazer tudo com o mesmo processo.

Pense de forma simples e divida as coisas em sua mente em dois processos distintos:

SUBLIMAÇÃO E TRANSFER

Sublimação precisa de uma um tipo de impressora, papel, tinta e se aplica  para determinados produtos.

Camisetas é um caso à parte porque pode ser personalizada de 3 formas diferentes e utiliza nos processos dois tipos de tinta, mais informações aqui.

Transfer precisa de outro tipo de impressora, papel, usa toner e se aplica a outros tipos de produtos.

Logo se você quer diversificar para todos os materiais, você precisará investir em prensas térmicas e impressoras diferentes.

A dica para quem está começando pequeno é estudar os mercados e escolher um segmento e a medida que você estiver aplicando corretamente o processo, seu negócio estiver funcionando e gerando lucros, então poderá partir para outros processos e novos investimentos.



Compartilhe este artigo

  • Alcair

    Excelente é uma ajuda e informação muito importante

    • Julio

      Obrigado pelo comentário alcair!

  • Estou pretendendo comprar uma maquina de tranfer só que estou com duvidas em relaçao a quant de produtos que ela faz segundo o anunciante faz canecas, copos, taças, reguas, squeeze, canetas só que não explica sobre como fazer oo transfer e se precisa de uma impressora. Vc por favor pode me responder

    • Julio

      Boa pergunta cássia!

      Se você está falando da transfer Giro 360, ela faz ilimitados tipos de produtos. Os mais tradicionais são os copos long drinks, canecas de chopp, taças, squeezes e canetas. Pelo processo ser rotativo, tem a possibilidade de personalizar qualquer brinde plano que aceite o transfer de impressão laser e que as dimensões caibam na área útil de impressão da máquina. O processo de aplicação é muito simples, basta posicionar a arte no produto, colocar no devido suporte da máquina, aplicar a pressão necessária com o rolo térmico e deixar o rolo percorrer a arte. Nós possuimos uma central do cliente onde você encontra informações detalhadas sobre o processo. É necessário uma impressora laser para imprimir as suas artes no papel transfer. A mais indicada é a CP1025 da HP. Espero ter tirado suas dúvidas. Abraço!

  • Uma vez trouxeram uma dessas folhas pra imprimir a laser (eu não trabalho com sublimação, mas a pessoa precisava dessa impressão) e a impressão ficou toda borrada, não grudou corretamente no papel. A minha é uma Brother HL4150, porque isto ocorreu? Ou, é necessário usar toners específicos para o processo?

    • Julio

      Oi Denis!
      Não é necessário usar nenhum toner especifico, é o toner normal da impressora. Quando borra ou não adere bem no papel transfer, a causa geralmente é a escolha errada do papel nas configurações de impressão. Para usar o papel transfer rigido que possui uma camada de poliester,tem que configurar com papel ” brilhante” e pesado entre 110 e 130 gramas. O peso pode variar conforme o modelo da impressora. E outro problema bem comum é o papel travar dentro da impressora, isso ocorre porque algumas impressoras possuem a caloria de difusão muito alta, derretendo a camada de poliester do papel na hora da impressão. Neste caso esta impressora não é indicada para papel transfer.

    • Julio César

      Oi Denis!
      Não é necessário usar nenhum toner especifico, é o toner normal da impressora. Quando borra ou não adere bem no papel transfer, a causa geralmente é a escolha errada do papel nas configurações de impressão.

      Para usar o papel transfer rigido que possui uma camada de poliester,tem que configurar com papel ” brilhante” e pesado entre 110 e 130 gramas.

      O peso pode variar conforme o modelo da impressora. E outro problema bem comum é o papel travar dentro da impressora, isso ocorre porque algumas impressoras possuem a caloria de difusão muito alta, derretendo a camada de poliester do papel na hora da impressão. Neste caso esta impressora não é indicada para papel transfer.

      • Olá Júlio. Na ocasião eu testei com essas outras configurações e mesmo assim não deu certo.

        Como você deve saber, cada tipo de pó de toner possui características específicas de fusão, bem como o fusor de cada impressora trabalha em uma faixa de temperatura específica. Pode ser que tivesse funcionado se eu estivesse usando cartuchos originais (cujo pó tem uma formulação diferente, claro) mas também pode ser que o fusor da minha impressora não trabalhe numa faixa que permita trabalhar corretamente com este tipo mais especializado de papel.

        Daí a conclusão de que este trabalho só pode ser realizado com toners específicos e impressoras específicas – recomendação esta geralmente dada pelo próprio fornecedor do papel.

        • Oi Denis. De acordo com a experiência de vários clientes que utilizam impressoras de modelos diferentes e consequentemente toners de diferentes qualidades também, que conseguem imprimir no papel transfer, acredito que o problema esteja na configuração de impressão. Convém testar entre tipos diferentes de papel e gramatura para encontrar a configuração ideal para sua impressora.

          • Pois é, eu testei várias configurações e nenhuma funcionou. Então ou a marca de toner que eu uso não é apropriado pra isso, ou o tipo de toner que é o adequado para a minha impressora não é apropriado pra isso.

  • Jéssica Machado

    Boa noite, quero iniciar meu ramo empreendendo na área da sublimação, porém não sei ao certo por onde começar. Gostaria de dicas que tipo de máquinas comprar de inicio, modelos e aonde encontrar. Agradeço desde de já atenção.

    • Julio

      Oi Jéssica! O ideal é você definir primeiro quais produtos deseja trabalhar e depois escolher os equipamentos. Eu sempre indico começar com os produtos carro chefe, porque assim, mesmo começando bem pequeno, você consegue girar rápido o investimento e ganhar dinheiro desde o inicio.

      Principalmente quando você está iniciando e não conhece ainda o mercado e os processos, não adianta se iludir muito com muitos equipamentos e kits mirabolantes porque você corre o risco de imobilizar seu dinheiro em produtos que não giram e equipamentos que não te darão retorno imediato e isso pode comprometer o inicio de um pequeno negócio.

      Se você não tem um capital disponível para imobilizar em equipamentos e mais o capital de giro para os produtos e despesas, você deve escolher um segmento e começar pequeno, vou dar um exemplo: Só com canecas personalizadas, você tem um negócio lucrativo. Precisa de uma prensa cilindrica, uma impressora jato de tinta, os papeis, a tinta sublimatica e as canecas. O custo médio de uma caneca pronta é no máximo 10 reais e você vende no minimo a 25 reais podendo chegar a 30 reais. Com 100 canecas vendidas no mês você arrecada um lucro bruto de 1.500,00 a 2.000,00.

      Excelente para começar como renda extra e transformar na principal fonte de renda.

    • Julio César

      Oi Jéssica! O ideal é você definir primeiro quais produtos deseja trabalhar e depois escolher os equipamentos. Eu sempre indico começar com os produtos carro chefe, porque assim, mesmo começando bem pequeno, você consegue girar rápido o investimento e ganhar dinheiro desde o inicio.

      Principalmente quando você está iniciando e não conhece ainda o mercado e os processos, não adianta se iludir muito com muitos equipamentos e kits mirabolantes porque você corre o risco de imobilizar seu dinheiro em produtos que não giram e equipamentos que não te darão retorno imediato e isso pode comprometer o inicio de um pequeno negócio.

      Se você não tem um capital disponível para imobilizar em equipamentos e mais o capital de giro para os produtos e despesas, você deve escolher um segmento e começar pequeno, vou dar um exemplo: Só com canecas personalizadas, você tem um negócio lucrativo. Precisa de uma prensa cilindrica, uma impressora jato de tinta, os papeis, a tinta sublimatica e as canecas. O custo médio de uma caneca pronta é no máximo 10 reais e você vende no minimo a 25 reais podendo chegar a 30 reais. Com 100 canecas vendidas no mês você arrecada um lucro bruto de 1.500,00 a 2.000,00.

      Excelente para começar como renda extra e transformar na principal fonte de renda.

  • Valdinez Rocha Santos

    Boa tarde! não tenho nenhuma experiencia nesse ramo, pelo que entendi seria mais vantajoso iniciar com transfer é menos trabalhoso? tenho dúvidas por onde começar

  • Rodrigo sousa soares

    Boa tarde, estou querendo começar meu próprio negócio em família mais não sei por onde começar, tem várias opções de produtos qual vocês me recomendaria para começar?

    • Rodrigo! Depende muito do perfil da pessoa. Se você dispõe de recursos para investir tem três caminhos a seguir: Sublimação, Transfer de impressão laser ou as duas coisas.

      Se optar somente por sublimação, uma prensa de canecas e uma prensa plana, vai deixar você habilitado para todos os produtos mais vendidos do mercado.

      Se optar somente por transfer de Impressão laser, uma prensa de copos long drink, canecas de chopp e taças já coloca você com um negócio bem rentável nos principais produtos para festas e eventos. Se quiser ser mais arrojado neste segmento, a Transfer Giro 360 te deixa capacitado para atuar forte com diversos brindes também.

      Agora se você quer começar bem pequeno, com uma prensa de canecas e uma impressora jato de tinta, você tem um negócio que fatura desde o primeiro dia e te garante uma boa renda extra.

  • Jandson Mendes

    Amigo, boa noite!
    No trabalho a laser, podemos usar qualquer impressora a laser ??? Poderia indicar uma com custo benefício ???

    • Oi Jadson, Não existe uma impressora exclusiva para este processo, entretanto você deve ter alguns cuidados para escolher.
      Uma característica que desclassifica a impressora para o trabalho é a temperatura da difusão. Algumas impressoras esquentam muito e derretem o poliester do papel no momento da impressão e o mesmo atola no interior dela.
      Outro ponto importante a ser avaliado é o valor da recarga, ou de um cartucho compatível para o modelo, já que isso vai influenciar diretamente no seu custo e lucro.
      A mais utilizada e recomendada até então é a HP CP1025 Collor, mas infelizmente, ela saiu de linha e já está ficando esgotada nos revendedores.
      Ainda não tem um modelo substituto, portanto se ainda encontrar vale a pena comprá-la, pois é muito boa e a recarga tem um custo bacana também.

      • Jandson Mendes

        Ok amigo, obrigado por todas as informações, site é de grande valia, teria outra opção de impressora ???

  • Otávio Rocha

    Boa tarde. Pelo que entendi a principal diferença é nos suprimentos. Estou começando nesse mercado agora. Tenho uma impressora laser ricoh MPC 2550 e uma jato de tinta epson L365. Caso adquira o papel laser transfer e o papel e tinta para sublimação, consigo fazer tanto canecas de porcelana quanto canecas de acrílico e copos long drink comprando uma única maquina (prensa de caneca padrão) ? Sei que teria que utilizar culotes para não quebrar o acrílico e talvez utilizar uma manta de 10mm, mas a dúvida é se conseguiria utilizar a mesma prensa.
    Obrigado.

    • Olá Otávio! Muitas pessoas possuem a mesma dúvida e até tentam esta façanha. Inclusive você vai encontrar videos de pessoas personalizando long drinks em uma prensa de canecas. Não é que não seja possivel, mas não é recomendado porque ocorrerá perdas desnecessárias de material. Neste outro post eu explico em detalhes este assunto: http://www.sulblimaq.com.br/como-personalizar-copos-long-drink/

  • Geiza Silva

    ola boa tarde coloquei a minha impresora laser pra imprimir em papel rigido ela simplismente engoliu o que eu faço?

    • Depende da impressora, cada modelo tem suas particularidade para abrir e desatolar o papel. Recomendo que entre no site da HP na parte de suporte, que lá existe os procedimentos para resolver os principais problemas.

  • Arieli Mello

    Boa tarde, qual a impressora que substitui com qualidade a Hp CP 1025?

    • Olá! A M252DW ou M176 da HP. São as que mais estão sendo utilizadas.

  • Danniel

    Bom dia, nunca trabalhei nesse ramo porém quero comprar uma prensa tanto pra caneca de porcelana e long drink, qual prensa e quais impressoras vc me indicaria ja que para os dois serviços são impressora diferente certo? Desde ja agradeço.

  • Grafi Ca Rissato

    Igual trabalho mais com a linha de squezes e copos e canecas, tenho a prensa 360º Minha dúvida é o Laser para squezes e camisetas pretas, posso usar o mesmo papel que uso para cores claras não teria problema?

    • Olá! Falando de Transfer de Impressão Laser em copos e canecas, pode usar o mesmo papel nos squeezes, de polipropileno na transfer 360 sem problemas.

      Entretanto se você colocar o transfer em um squeeze ou copo preto, a estampa não vai aparecer porque o tonner da impressora laser é de base transparente, não tem branco.

      O que tu vê no mercado de copos pretos, com estampas dourada, branco ou outra cor clara destacada, não é transfer laser. É Serigrafia.

      Para fazer o transfer laser em copos e squeezes pretos ou cores bem escuras, você precisa de uma impressora com toner branco, como a da marca OKI, mas o custo e muito alto.

      Tenho visto também alguns testes que o pessoal está mostrando na internet com uma impressão em serigrafia, da base branca por trás da imagem impressa, antes de aplicar no copo.

      Agora Camisetas é outra coisa! Existem papéis transfer laser para camisetas mas não é o mesmo dos copos. O Transfer dos copos é para superfícies rígidas, que não é o caso das camisetas.

  • Marco Araújo

    GENTE, QUERO ENTRAR NA SUBLIMAÇAO DE CHINELOS, QUAL EQUIPAMENTO A COMPRAR, QUAL PAPEL, TEM NECESSIDADE DE APLICAÇAO DA PELICULA PROTETORA? GOSTARIA DE TRABALHAR COM A IMPRESSORA A LASER, QUAL A INDICADA… NO AGUARDO

    • Marco, para chinelos eu particularmente gosto do processo de personalizar com transfer de impressão laser, o acabamento é muito melhor que a sublimação, tem mais valor agregado e o papel que você vai usar é específico para esta finalidade, e você encontra nos fornecedores de chinelos.

      Agora, caso você queira fazer sublimação, o que a maioria utiliza é o chinelo com tecido que você compra pronto para estampar, com papel sublimático impresso na impressora jato de tinta com tinta sublimática. Pode colocar a pelicula protetora ou não, vai depender do resultado final que você quer.

      • Marco Araújo

        Julio Cesa, blz. mas o transfer de impressao a lase, é o que eu interesso, mas o chinelo é o mesmo do sublimatico, sem o tecido, ou esses chinelos normais aceitam o transfer, dizem que eles fazem o efeito canoa qdo sao prensados na prensa.. qual tipo de materia de chinelo e folha por favor.

  • Danielle

    Trabalho com sublimação praticamente a 1 ano e quero incluir o Transfer a laser junto para dar mais opções a meus clientes em fim.

    Minha dúvida é o transfer pode ser feito em qualquer tipo de plástico ou acrílico ou existe plásticos e acrílicos específicos para o Transfer como na sublimação ?
    Entendi como funciona o procedimento do Transfer apenas fiquei com essa dúvida.
    Agradeço..

    • Oi Danielle. Os produtos para Transfer Laser, como copos long drinks, taças etc., são genéricos. qualquer um que você comprar serve. Entretanto, a qualidade influencia um pouco, devido a alguns tipos de plastico não terem aderência do transfer.

      Fica atenta quanto a isso e não opte somente pelo mais barato. Compre pequenas quantidades ou peça amostra para certificar que produto é bom, antes de comprar um lote maior.

  • shinobi

    Tenho uma HP252DW e uma prensa plana e estou realizando testes com papel transfer laser para rígidos, mas ainda sem sucesso usando MDF. Você acredita que o problema pode ser o tipo de prensa, além da relação tempo/temperatura vs. material? Pretendo trabalhar principalmente com materiais planos e estou tentando entender porque teria que investir em uma prensa giro já que tenho uma plana. Agradeço desde já sua opinião.

    • Oi Shinobi. a prensa plana não é exatamente o melhor equipamento para fazer transfer de impressão laser em materiais rígidos. Acredito que em alguns materiais como o mdf, se você usar uma mantinha de silicone de 1mm para compensar a rigidez da chapa, e fazendo testes para achar o ponto ideal, você até consiga.

      Investir em uma Transfer Giro vai te deixar apto a personalizar muitos materiais que você nunca faria com uma prensa plana, como é o caso dos copos, e com mais agilidade também.

      Veja um exemplo neste vídeo: https://vimeo.com/236863521

  • Karla Sampaio Sant’Anna

    Uma dúvida: a prensa 3d a vácuo pode ser usada para transfer em capa de celular transparente?

    • Oi Karla! A cor da capa não importa, desde que ela seja própria para sublimação. Mas se não estou enganado as sublimaticas são todas brancas. Não vou te afirmar isso, mas as unicas que eu conheço transparentes são as 2D que vem com a chapinha branca para fazer na prensa plana.

  • Magna Araujo

    Bom dia Julio,
    Estou lendo aqui todos os comentários, então vou a minha dúvida em especifico! O que é melhor para camisas? sublimação ou transfer! Melhor em qualidade, quero comecar com um bom produto, que seja diferenciado! E canecas!
    Pretendo focar nesses dois produtos!

    Obrigada
    Magna

    • Oi Magda! Falando de qualidade as duas técnicas são boas para o fim a que se destinam. Você tem que ver pelo publico alvo e o tipo de tecido que vai personalizar.

      No caso a sublimação é mais utilizada para produtos promocionais de valor mais acessível.

      Se você pretende atingir um publico mais exigente, criar uma linha de camisetas de moda por exemplo, nada impede que você use a sublimação, combinando estampas com tecidos claros em uma camiseta de qualidade bem cortada e costurada.

      Devido a restrição em estampar tecidos de algodão ou escuros por exemplo, é mais aplicada em camisetas brancas e com pelo menos 60% de poliéster para um resultado final considerável. Apesar disso a estampa tem muita qualidade e fica ótima, porque não desbota, como o tecido é tingido fica com a naturalidade do tecido original.

      Agora se você pretende trabalhar com tecidos escuros e de algodão, não vai poder usar sublimação porque não tem como e neste caso tem que ser o transfer,

      Para produtos promocionais pode ser o transfer dark, com tinta pigmentada, que é o mais barato, ou OBM com a mesma tinta da sublimação.

      E se você quer fazer uma camiseta TOP, de moda para agregar valor na venda, aí tem que ser um transfer de impressão laser, com papeis especiais que deixam mais qualidade no produto final e obviamente possuem um custo mais alto também.

      Quer se aprofundar mais no assunto, baixe este manual que vai tirar mais duvidas sobre isso: https://www.site.sulblimaq.com.br/3-formas-de-personalizar-camisetas

  • Bruno Rangel

    Boa noite, minha dúvida é a seguinte, já trabalho com sublimação e quero investir agora em transfer, mas vou quero começar com um investimento baixo, andei pesquisando e vi que existem impressoras a laser da hp apenas preto e branco por exemplo a M176, ela seria capaz de realizar o transfer em copos e canecas sem problemas? sei que iria apenas estampar preto, mas para mim já estaria ótimo pra começo

    • Oi Bruno! Não tem nenhum problema a impressora ser somente preta ou Mono. o Processo vai funcionar corretamente. Mas dá uma olhada na sua fonte da informação, porque a HP Laser Jet Pro M176 é collor.