Mason Jars e a Breve História que você não conhecia sobre eles
Televendas (51) 3496-3555
julio1-pb
Julio César
01 Junho 2018

O que é um Mason Jars e porque ele se tornou tão popular e cobiçado em leilões de atiguidades na internet.

O Mason Jars ou (frasco de pedreiro), como é a tradução, é um a invenção de John Landis Mason, que primeiro patenteou em 1858, um frasco de vidro moldado usado em conservas caseiras para conservar alimentos.

A invenção da comida enlatada é atribuída a um chef francês de Paris, chamado Nicolas Appert.

Durante as guerras napoleônicas, fornecer comida para as tropas era difícil, então o governo francês ofereceu uma recompensa de 12 mil francos para qualquer um que resolvesse o problema da preservação de alimentos.

Em 1806, Appert descobriu que o alimento poderia ser usado por um longo período se embalado em recipientes de vidro, que seriam selados com tampas de estanho e cera, e colocados em água fervente.

Até 1858 os jarros tinham um tampo plano e as pessoas usavam cera para selar a tampa do jarro. Esse processo era complicado e, se não fosse feito corretamente, permitiria que as bactérias entrassem e estragassem a comida.

Em 1858, um latoeiro de Vineland chamado John Landis Mason (1832–1902) inventou e patenteou um frasco ou garrafa de vidro que ficou conhecido como o Mason Jars (Patente dos EUA nº 22.186.) 1857, quando foi patenteado, até o presente, os Mason Jarstinham centenas de variações no formato e no design da tampa.
Mason Jars Antigos

Antes de Mason ter sua ideia brilhante, a preservação de alimentos era muito problemática. O Mason Jars ofereceu uma solução simples e segura com o gargalo rosqueado e a tampa de rosca de zinco com um anel de borracha. 

Outra coisa é que eles são feitos de vidro, então as pessoas podem ver o conteúdo.

O interessante sobre sua famosa invenção é que Mason inventou a tampa primeiro e a jarra veio depois,  mas sua patente expirou em 1979 e  ele morreu na pobreza em  Nova York.

Depois que se descobriu que a patente de Mason tinha expirado, muitos outros fabricantes produziram potes de vidro para enlatamento caseiro usando o frasco estilo Mason. 

A frase "Patente 30 de novembro de 1858", significando a data da patente de Mason, foi gravada em milhares de frascos, que foram feitos em muitas formas, tamanhos e cores em 1900.

E foram feitos em tal quantidade e usados ​​por longos períodos, que muitos deles sobreviveram até os dias de hoje. E até alguns primeiros exemplares ainda são encontrados.

Na segunda metade do século XIX foram introduzidos vários novos desenhos de tampas. Um dos mais populares foi a fiança de arame, inventada por Charles de Quillfeldt em 1875 . 

Este fechamento usava uma tampa de vidro e um fio para selá-lo. Ela se tornou amplamente usada porque as pessoas não gostavam quando o metal entrava em contato com a comida, então a tampa de vidro era uma ótima solução. 

O método de selagem foi chamado de "relâmpago" e o uso extensivo em jarras de frutas levou ao aparecimento do nome Jarra de frutas relâmpago.

No início do século XX  os Mason Jars estavam por todo os Estados Unidos e durante a Segunda Guerra Mundial, os frascos de Mason foram massivamente produzidos porque o governo dos Estados Unidos encorajou as pessoas a cultivar sua própria comida e o enlatamento foi o principal meio de preservá-lo.

Vários anos após o término da guerra, grandes desenvolvimentos na economia e na tecnologia começaram. As pessoas começaram a se mudar para as cidades e comprar geladeiras que ofereciam o congelamento como forma de manter a comida, então o enlatamento em casa tornou-se menos importante.

No final dos anos 60 e 70, o frasco de mason fez outro retorno, desta vez com o popular movimento DIY (Do It Yourself), quando as pessoas se tornaram mais conscientes da comida que estavam comendo e lutaram por um estilo de vida mais natural.

Mason Jars antigos são frequentemente vendidos através de lojas de antiguidades e sites de leilões como o eBay e o  valor de um jarro está relacionado a sua idade, raridade, cor e condição.

A idade e a raridade de um Mason Jars podem ser determinadas pela cor, forma, marcas de molde e produção do vidro e pelo fechamento do frasco, que  geralmente possuem uma marca registrada em relevo na lateral. 

Os primeiros Mason Jars  gravados com a "Patente de Mason de 28 de novembro de 1858" datam do final da década de 1850 até o início da década de 1860, de acordo com as ilustrações das patentes de 1858 de Mason. 

Ainda que  em grande parte, muitos produtos utilizam outros métodos para conservas comerciais, tais como latas e recipientes de plástico, os frascos de vidro com  tampas de metal ainda são popularmente usados ​​em conservas domésticas até os dias atuais. 

Hoje estamos testemunhando uma variedade de usos de Mason Jars que podem ser visto como um vaso, transformado em lanterna, globo de neve e muitos outros e há até bares e lanchonetes que servem bebidas em Mason Jars. 

Agora para a alegria dos amantes da sublimação, também está chegando exemplares interessantes para personalizar do seu jeito, em uma versão bem elegante de vidro jateado ou transparente e com tampa e canudo.

Garanta os seus agora Mesmo >>  CLIQUE e venha na Loja Virtual

Mason Jars para Sublimação

Compartilhe este artigo